sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Balanço Anual


No início de cada ano, é altura de fazer um balanço do ano transacto e estabelecer metas para o ano em vigor. Foi o que aprendi em contabilidade, gestão e economia na faculdade relativamente às empresas. Mas é muito comum em algumas pessoas a nível pessoal.

Sinceramente, tal coisa já me começa a "enervar" um pouco. Sabem porque? Passo a explicar.

As pessoas perdem tempo demais a recordar o Passado, mas a não aprenderem nada com ele e com o que lhes aconteceu.

Passam muito tempo a pensar no que desejam para o Futuro, ou a projectá-lo, estabelecendo objectivos que quase nunca vão atingir.

E esquecem-se de viver o Presente... que é o agora, quando a vida está a acontecer!!!

Sei que existem muitas pessoas que passam por esta fase e que aprendem com o Passado, concretizam o Futuro e vivem o Presente. No entanto, as outras existentes maioritariamente andam a "cercar-me" demais e a moerem-me o juízo. Bolas!!! Decidam-se!!!

PS - Desculpem este desabafo, mas é o meu "balanço anual pessoal". :-)

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom Ano Novo a todos! Muito provavelmente devo ser das poucas pessoas que não faz balanços anuais...e não acredito nas metas que devem ser conquistadas "no próximo ano"...não fui sempre assim, tenho de confessar. Aprendi com a vida que os balanços se fazem diariamente, que as metas ou decisões devem ser importantes e definidas a cada passo que dás. Tudo é importante agora, para poderes aplicar e bem no teu futuro, o qual não espera "pelo próximo ano".

Ás vezes é difícil tomarmos decisões...cada um tem o seu tempo para as definir e para se preparar para as concretizar..é que por vezes é difícil de pôr em prática certas decisões...mas estar sempre a viver no passado e a impingirmos o passado "nosso" a alguém sem que algo esteja definido, para tão somente povoarmos o espaço do próximo com o nosso...é tão nefasto para a outra pessoa como para o próprio.

Enfim, as interacções humanas são complexas e interessantes, mas por vezes tanta falta de práctica ou de simplicidade também cansa! ;)

Um beijo grande, deste P que te adora!

Lua disse...

Não é em vão que a nossa amizade já tem tantos anos!!! ;-)

Beijos, minha linda.