segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Saber começar...

O saber começar tem muita arte, tem muito engenho... ou não...
Começar é a única arte humana que pode ser realizada a cada novo segundo, a cada novo momento, a cada novo pensamento...
Começar é a vontade interna do ser humano em melhorar a realidade de modo a não cometer os mesmos erros...
Começar é parar para pensar...
Começar é crescer...
Deve-se começar sempre pelo princípio. Lógico, não é?! Mas acreditem que existe quem não o faça e corra sérios riscos de não acabar “bem”!
Há quem tenha tanta pressa em acabar e passe inúmeras etapas que dão consistência ao que se faz, ao que se vai fazer...
Não começar pelo princípio faz com que se chegue ao final mais depressa (às vezes) e deste modo a qualidade e o sabor de tudo fica reduzido.. ao mínimo...
Devemos começar sempre conscientes dos limites e das grandezas... nossos e de tudo que esteja envolvido...
Devemos começar sempre com plena noção da tarefa que enfrentamos... em plena consciência...
Devemos começar sempre mesmo com dúvidas e incertezas... pois estas dissipam-se com o empenho e a vontade...
Sem se começar não se chega a lado nenhum...
É condição necessária para começar, acreditar em nós e no que fazemos... acreditar nos outros e no que fazem...
E não nos podemos esquecer que, de certeza, existem coisas que é melhor nem começar…

Conclusão...
Em tudo na vida... há que saber começar...

O dia de hoje é um começar em inúmeras coisas.
Quais?! Ora vejamos:
- começar de uma nova semana, é segunda-feira;
- começar de uma nova estação, o Outono;
- começar de um novo projecto;
- começar de uma nova vida...
Estes são apenas alguns novos começos, novos inícios... os meus... e quais são os vossos?!

6 comentários:

Anónimo disse...

Por ser teu ouvinte e teu leitor assíduo...
...conseguiste atingir-me de forma a PARAR para depois COMEÇAR a caminhar no caminho correcto...
Demorou a interiorizar, mas ao ver a tua postura perante o teu marido, deste-me força e coragem para ser eu próprio e não agir sob efeito da raiva, mágoa, amargura... E agora percebo o quanto é difícil e frustante... como tantas vezes disseste!
É sempre bom aprender com os erros e acções dos outros. Isso também é saber crescer! ;)
Continua a brilhar e a irradiar sentimentos tão nobres como só tu sabes fazer.

Anónimo disse...

Conselhos, abstracção, vivências, reflexões, reflexos, sentidos, emoções, reminiscências, lógicas, intuição, teorias... adicionas um por um, tentando complementá-los no teu íntimo... com a calma necessária e com a ansiedade de uma resposta que ainda não encontras-te.
Nessa procura a ansiedade aumenta. Pânico! Não consigo respirar. Não consigo raciocinar. Tenho de parar! De repente, sinto um fluído a percorrer-me as veias, dando-me tanto adrenalina como adormecimento. Nesta anestesia dos sentidos, as emoções ainda não acalmaram... conversam em uníssono, sempre em ruído, a atropelarem-se na sua inconstância. Respiro fundo. O corpo envia-me sinais de controlo, de abandono da realidade premente. Estou ausente. Sinto a abstracção do que me está a acontecer, do agora, do antes ou do depois. Limbo. Controlo. Frieza. Raciocínio robotizado. Respiro mesmo assim com um peso no peito que ainda me sufoca. Estou preparada... para nada. O controlo dá-me o ponto de partida e sinto-me mais calma.
É difícil viver o que já vivemos... reagir a acontecimentos presentes que nos parecem uma renovação do passado. No entanto, actualmente a minha aura é totalmente diferente. Como é que nos preparamos para um futuro, que seja qual for será algo difícil de conviver, será pesado de conciliar com o cansaço de outras reminiscências emocionais...
Conselhos, abstracção, vivências, reflexões, reflexos, sentidos, emoções, reminiscências, lógicas, intuição, teorias... adicionas um por um, experimentando complementá-los no teu íntimo... tentando com que te guiem na direcção certa.
Respiro agora com calma. Pensando que o que quer que o futuro me traga, terei de o planear passo a passo. Sem pressas, sem tropeções, sem adiamentos. Tenho de agir consciente no presente, para preparar melhor o futuro. Tenho de alegrar quando quiser chorar, tenho de esquecer a fadiga para prosseguir, tenho de apoiar quando me apetecer mandar tudo há merda, tenho de ter paciência quando o que vou querer é fugir...
Mas a acção-chave é: sorrir e acarinhar com esse sorriso. À noite, em casa, sozinha, no banho, na sala, na cama, dispo-me do meu fato, aceito a minha vulnerabilidade, as minhas fraquezas e choro... talvez não seja um choro molhado, talvez só mesmo um choro mudo, interno. Lavo as feridas, lavo a tristeza, lavo a mágoa. Deito-me sobre mim própria e renovo-me para o dia de amanhã, para o começo de um novo ciclo, que sinto ser um dejá-vu mal copiado.
Acordo. (Re)Começo. Sorriu.
Sempre... como a Lua me ensinou.

Lua disse...

Quem no céu anda... Acaba por alunar...
É gratificante sentir que pela nossa vivência e convivência conseguimos transmitir "sabedorias de vida”. Que com os nossos erros e as nossas certezas ajudamos aos outros, e a nós, a crescer!!!
Mas para que tal aconteça, temos e devemos de admitir tudo...
Sempre...
Será que conseguimos?!
Este será sempre o nosso desafio pessoal, não é Nuno?!
;)

Anónimo disse...

O difícil é começar, mas desde que tomamos essa decisão então vamos lá a isso...
Por vezes, para começar basta querer, querer para modificar/alterar ou só querer porque sim. Muitas vezes sem a verdadeira consciência daquilo que vamos começar ou saber o que poderá dar. Mas a partir dessa decisão já não se pode voltar atrás.
Então chegando a esse ponto, logo veremos o que podemos fazer para remediar, mas aí é que os nossos raios de Sol nos vem aquecer a Alma e reconfortar-nos. É bom saber que temos alguém que nos faça isso.

Obrigado ;)

Lua disse...

Como em tudo na vida, o que custa é começar...
;)

Lua disse...

P,

quando te vejo, te leio... sinto que a verdadeira amizade existe mesmo e que esta é linda!

Obrigada pelo teu sorriso contangiante... e também pelo teu "mau" humor muito divertido! ;)

3 kisses for you